Empresários estão a passar autorizações a estrangeiros para exploração de madeira

03-07-2017 | Fonte: Novo Jornal
As licenças de exploração florestal estão a ser usadas indevidamente, alertou o ministro da Agricultura, Marcos Nhunga, que acusa empresários angolanos de solicitarem autorizações para o exercício da actividade apenas com a intenção de as poderem ceder a empresários estrangeiros, sobretudo chineses e vietnamitas.

A denúncia do governante ouviu-se durante a 1.ª Conferência Nacional sobre Florestas, que decorreu no final da semana passada, em Luanda.

De acordo com Marcos Nhunga, a fraude com as licenças de exploração florestal “só beneficia os estrangeiros”, evidenciando a necessidade de se disciplinar o sector madereiro.

“Temos que impor regras”, reforçou o ministro da Agricultura, assinalando, por exemplo, que maior parte dos países não exporta a sua madeira em toro”.

Marcus Nhunga, citado pelo Jornal de Angola, defendeu a reestruturação do sector através da criação de empregos nas províncias onde se explora a madeira, como o Moxico, Cabinda, Lundas Norte e Sul e Uíge, bem como através do estabelecimento de parcerias entre empresários nacionais e estrangeiros.